Ciência & Sapiência
O educador Rubem Alves, autor do livro Entre a ciência e a sapiência, escreve:
O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem. [Muitas] escolas se dedicam a ensinar os saberes científicos, visto que sua ideologia científica lhes proíbe lidar com os sonhos, coisa romântica! Assombra-me a incapacidade [de certas] escolas de criar sonhos! Enquanto isto os meios de comunicação, principalmente a televisão, o Youtube, que conhecem melhor os caminhos dos seres humanos, vão seduzindo as pessoas com seus sonhos pequenos, frequentemente grotescos. Assombra-me a capacidade dos meios de comunicação para criar sonhos! Mas de sonhos pequenos e grotescos só pode surgir um povo de ideias pequenas e grotescas, ignorando que o essencial, na vida de um país, é a educação.
A ciência é fundamental para a sobrevivência da humanidade e, graças a ela, nos livramos de muitos preconceitos e equívocos obscurantistas aos quais os nossos antepassados estavam confinados e, não raras vezes, eram perseguidos, presos, torturados e queimados em fogueiras, se ousassem questionar
Contudo, por estar demasiadamente apegada à concretude, à materialidade, ao que entende ser o real, a peneira da ciência deixa passar muita coisa, tais como os sonhos, os desejos, as utopias… como o Rubem nos faz lembra.
A ciência nos ajuda a mudar o mundo, tornando-nos mais eficientes, mais velozes, mais fortes, mais informados… Mas ela nos torna melhores, isto é, bons, belos e justos?
Acontece que a bondade, a beleza e a justiça não são entes materiais, que podem ser colocadas sobre as lâminas de um microscópio nem podem ser observadas através das lentes de um telescópio. Mas o que seria de nós sem a bondade a beleza e a justiça.
Rubem Alves nos aponta como caminho a Educação. E a Educação é mais abrangente que a ciência, porque ela nos ajuda não somente a conhecer aquilo que somos, mas também nos ajuda a imaginar aquilo que podemos ser, a transformar desertos em jardins.
A ciência só faz sentido se estiver aliada à sapiência, se estiver disposta a conjugar o saber com a sabedoria.
Bons estudos!
Luiz Carlos Ramos
Outono de 2021
Saber + sapiência! Fundamental!